Nos últimos dias 2 e 3 aconteceu o I Encontro de Cotistas da UFS com o tema “Racismo na universidade: sutilezas, métodos meritocráticos e burocráticos”. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (Pross/UFS), juntamente com o Grupo de Estudos e Pesquisas em trabalho, Questão Social e Movimento Social (Geteq), e transmitido ao vivo pelo canal oficial da TV UFS no YouTube. A programação incluiu debates, palestras e apresentações culturais e contou com a participação de diversos representantes das classes docente e estudantil.
Assista ao evento no canal da UFS
A professora do Departamento de Serviço Social Tereza Cristina abriu o evento ressaltando a importância da presença da representação estudantil e o quanto se fazem necessários espaços onde se possam discutir o racismo e refletir sobre todas as questões que o envolve.
“O encontro tem como objetivo discutir o racismo na universidade e as suas repercussões para os estudantes cotistas. Trata-se de entender os métodos e mecanismos do racismo para propor estratégias de enfrentamento’’, disse.
Beatriz Augusta Ferreira, estudante do oitavo período de Direito e presidente do centro acadêmico do curso, participou do debate. Ela contemplou em sua fala a importância do evento e do espaço para debate desse tipo de questão. Mostrou que o racismo fere muitas pessoas, mesmo quando elas não percebem que estão sendo vítimas de preconceito.
No primeiro dia do evento teve também a palestra ministrada pela doutoranda em Literatura e Cultura Manoela Barbosa, que abordou diferentes questões relacionados ao tema.
No segundo dia o encontro teve apresentação cultural, mesa de debate com alunos representantes de diretórios, centros acadêmicos, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e Coletivo Negro Beatriz Nascimento (CNBN), além de uma palestra com a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Magali Almeida.
Ascom
comunica@ufs.br

